Frutas e legumes – Valores nutricionais
Abacaxi
Rica fonte de vitamina C, com boas quantidades de vitamina B6, (excelente para alívios dos sintomas de laringite), tiamina, ferro e magnésio, é pouco calórico, por isso é utilizado em muitas dietas. Possui bromelina em seus sucos, uma enzima muito utilizada no tratamento de problemas digestivos.
A fruta, também chamada de ananás, é nativa da América do Sul; hoje, o abacaxi é cultivado nas áreas tropicais do mundo inteiro, incluindo, Havaí, Porto rico, México, cuba, China, sudeste Asiático e África do Sul. A maior parte de sua produção é vendida como fruta fresca; pode ser encontrado também em compostos, geleias e sucos; o também é comercializado congelado e seco.
Seu sabor doce e levemente ácido faz do abacaxi fresco uma opção deliciosa como lanche ou sobremesa, podendo ser acrescentado às salas de frutas, aos gralhados e assados, aos frutos do mar, presunto, frango ou outras carnes. Com o cozimento, o abacaxi amolece, devido a quebra de celulose, um tipo de fibra que mantém a sua estrutura.
As calorias aumentam quando a fruta está em caldas – uma xícara de suco engarrafado, feito com pedaços de fruta, em 150 calorias, contra as 200 calorias de uma xícara de abacaxi em calda. Depois de colhido, o abacaxi não amadurece. Na hora de comprar procure os que têm fragrância e polpa amarelada. Marcas escuras indicam que a fruta está se estragando. Se você comprar a fruta inteira, verifique se é pesada e densa para o seu tamanho e se as folhas da coroa estão verdes.
Alface
A alface constitui uma importante fonte de sais minerais, principalmente de cálcio e de vitaminas, especialmente a vitamina A. juntamente com o tomate, é a hortaliça preferida para as saladas ao seu sabor agradável e refrescante, além do preparo. Além disso, contém muitas fibras, poucas calorias, e muitos outros nutrientes que variam de acordo coma variedade. É originária da Europa e da Ásia, pertence a família Asteracea, como a alcachofra, o almeirão e a chicória ou escarola.
Abacate
Considerado uma rica fonte de vitamina A e potássio, tem mais proteína que qualquer outra fruta: cerca de 2g para cada porção de 110g. Possui, ainda, ferro, magnésio e vitamina C, E e B6. Tem alto teor calórico – 110g contêm cerca de 200 calorias. Consumido às colheradas ao natural, na forma creme, ou mesmo batido no liquidificador junto com leite, para transformar numa deliciosa vitamina, o abacate é uma das frutas mais apreciadas pelos brasileiros.
Em outras partes do mundo, contudo, ele é mais conhecido como parte de saladas de verduras e legumes, que são servidas como acompanhamento de carnes. É sempre consumido cru, entretanto, acompanha pratos quentes que já tenham sido cozidos, preparado como um molho de massa condimento ou em fatias sobre carne de ave gralhada.
Ao contrário da maioria das frutas, os abacates só começam a amadurecer depois de colhidos. A fruta já desenvolvida pode ser deixada na árvore, por cerca de seis meses, sem que se estrague. Uma vez colhida, entretanto, o abacate verde amadurece em poucos dias.
Alcachofra
A alcachofra (Cynara scolymus L.) possui propriedades medicinais protetoras do fígado, e pode ser usada como auxiliar em regimes de emagrecimento devido ao seu potencial depurativo do sangue. É um alimento tônico e clinicamente a alcachofra é indicada para reduzir o colesterol e a regular a glicemia, devido a cinaropicrina, substância encontrada em suas folhas que promove aumento das secreções biliares e gástricas. Tem poucas calorias e é rica em fibras.
Acerola
Conhecida como cereja-das-antilhas, é uma fruta tropical, nativa do mar das Antilhas, da América Central, e do norte da América do Sul. A acerola, além de possuir as vitaminas A, B1 e B2 em grande quantidade, é uma excelente fonte de vitamina C. É rica em cálcio, fósforo e ferro. Pode ser consumidos ao natural, ou em forma de sucos, refrescos, sorvetes, doces, geleias e compotas.
Por sua quantidade incrível de vitamina C – em 100g da parte comestível da fruta, pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja – a acerola é recomendada no combate a gripe, resfriados, tuberculoses pulmonares, diabetes, disfunções do fígado, também apara cicatrizações difíceis e disenterias.
Agrião
O Agrião é um dos vegetais que estão na lista dos mais nutritivos, além de possuir baixo valor calórico. Uma xícara de agrião contém somente cinco calorias. O agrião oferece um sabor interessante por ser levemente amargo e ardido. É uma verdura bastante utilizada em saladas e, também, como guarnições se em sopas. Normalmente, o agrião é vendido fresco, em maços. Na hora de comprar, procure os de folha firme e de uma tom de verde intenso, evitando folhas amarelas ou murchas. O suco é bastante refrescante e combina extraordinariamente bem com frutas cítricas, como o abacaxi.
Abobrinha
Composta de aproximadamente 94% de água é um dos vegetais comenos taxa calórica. Uma xícara dela, crua e fatiada, possui menos de 20 calorias. É, ainda, uma boa fonte de vitamina A e C.
Alho
O alho diminui a hipertensão e os níveis de colesterol do sangue. Tem propriedade antiviróticas e bactericidas formidáveis. É indicado para infecções em geral e congestão nasal.
Ameixa
Ameixa é um alimento nutritivo de baixo valor calórico, seja quando ingerida em saladas de frutas, assados, compostos, pudins ou pratos de carne. A ameixa fresca tem, em média, somente 36 calorias e é uma boa fonte de fibras importantes para dietas. Fornece, além disso, boas quantidades de diverso nutrientes, entre ele, vitamina C, potássio, riboflavina e outras vitaminas do complexo B. As ameixas frescas não amadurecem depois de colhidas. Antes de comprá-las, verifique o brilho da casca e se a fruta está levemente macia. As ameixas passadas tendem a ficar moles, com a casca machucada ou descolorida. As ameixas firmes podem ser guardadas por um ou dois dias, à temperatura ambiente, para amolecerem.
Banana
Saudável, nutritiva e saborosa. É um dos melhores lanches naturais. É excelente fonte de potássio – uma banana média (155g) fornece um terço das necessidades diárias recomendados de potássio – mineral que contribui para função muscular adequada. As bananas são também uma fonte razoável de vitamina B6 e C. A fruta que cresce na maior parte das áreas tropicais de todo o mundo e é colhida ainda verde. Quando conservada em temperatura ambiente, amadurece em alguns dias. Por serem leves e de fácil digestão, as bananas são indicadas como os primeiros alimentos para bebês. Também fornece 2 g de fibra solúvel, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol do sangue. Cada banana contém, aproximadamente, 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido. Como o corpo os converte rapidamente em energia, é um dos alimentos favoritos dos atletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário